Polícia Militar proíbe filiação partidária de PMs da ativa em todo o estado após recomendação do MPBA

 Após o Ministério Público do Estado da Bahia recomendar a desfiliação partidária de 84 policiais militares da ativa, lotados em unidades da região oeste do estado, o Comando-Geral da PM ampliou para todo o estado as medidas sobre desfiliação partidária de policiais militares da ativa. 

A corporação também estabeleceu que diretores, comandantes e chefes promovam levantamento interno para identificação de possíveis irregularidades.

A recomendação do MPBA foi motivada por levantamento do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), que identificou a permanência de policiais militares da ativa filiados a partidos políticos, situação considerada incompatível com normas constitucionais e com o Estatuto dos Policiais Militares da Bahia. 

O documento encaminhado no último dia 6, listou 84 militares nessa situação na região oeste e foi dirigido ao Comando de Policiamento da Região Oeste (CPR-O), à Companhia Independente de Policiamento Tático da Região Oeste (CIPT-O) e à Companhia Independente de Policiamento Especializado do Cerrado (Cipe Cerrado).

A recomendação destacou que a filiação partidária de policiais militares em exercício viola princípios de hierarquia, disciplina e neutralidade política. 

O MPBA orientou os comandos a notificarem os profissionais para que promovam a desfiliação em até 15 dias, sob pena de instauração de procedimento administrativo disciplinar. Também determinou a adoção de rotinas de verificação junto à Justiça Eleitoral e o envio, em até 45 dias, de relatório detalhado das medidas implementadas.

O Comando-Geral da PM definiu ainda que, em todos os pleitos eleitorais, comandantes e diretores acompanhem a participação de policiais como candidatos, assegurando a regularização funcional ao término do mandato, quando eleito, ou imediatamente após o retorno à atividade, quando não eleito.

Fonte MPBA 27-11-25

Postagens mais visitadas deste blog

Dois homens são encontrados mortos na Estrada Boca Quente em Coração de Maria

ACECJ e SEBRAE promovem palestra de qualificação em vendas em Conceição do Jacuípe

Investigadores da Polícia Civil de Amélia Rodrigues localizam materiais e prendem suspeito em flagrante na Fazenda Campos

Psiquiatra de Conceição do Jacuípe é encontrado morto com sinais de violência dentro de casa em Salvador

Grande Notícia! Padaria Ideal em Conceição do Jacuípe anuncia reabertura triunfal com Nova Direção e Totalmente Renovada

Vereador Rafael cobra pagamentos do povo e denuncia desorganização em Conceição do Jacuípe

Vereador Oseas pede para recuperar a Rua Hermógenes Nicolau em Conceição do Jacuípe

Amélia Rodrigues é selecionada para implantar Cozinha Comunitária Pública pelo Programa Bahia Sem Fome