De Amélia Rodrigues a Valladolid: Estudante da Uefs viaja para intercâmbio na Espanha com apoio coletivo: “Um sonho que se tornou real”
Na sua primeira experiência internacional, ele já voltou premiado. O estudante foi um dos vencedores de um concurso de poesia.
Como já foi mostrado pelo Acorda Cidade, Venâncio cursa Letras com habilitação em Espanhol na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e realizou uma rifa solidária para arrecadar recursos para viajar à Espanha. O destino era claro: continuar aprofundando seus conhecimentos e experiência acadêmica para transformar a sua realidade.
E ele conseguiu! Na Espanha, Venâncio ampliou sua visão de vida, conheceu gente e tradições de várias partes do mundo, além de aproveitar ao máximo as oportunidades de aprendizagem acadêmica.
“Eu vivi experiências maravilhosas. Desde o momento em que cheguei ao país até o momento em que saí, eu fui bem recebido. Pude aprender mais sobre a literatura hispano-americana e literatura espanhola. E também cresceu o meu amor pelos estudos e a vontade de aprender coisas novas. Aprendi cada vez mais a lidar com a diversidade, com as diferenças entre as pessoas e as semelhanças. E agradeço a Deus por essa dádiva, porque tudo que eu vivi foi um sonho que se tornou real”, contou ao Acorda Cidade.Para ele, tudo que vivenciou no intercâmbio superou suas expectativas em relação ao sonho que tinha de viver essa experiência em outro país. Ele pode conhecer personalidades acadêmicas renomadas, escritoras da atualidade que produzem obras contemporâneas fantásticas e visitou espaços culturais.
Venâncio “chegou chegando”. Na sua primeira experiência internacional, ele já voltou premiado. O jovem foi um dos vencedores de um concurso de poesia.
Com a mente repleta de conhecimento e muita motivação, não vai faltar entusiasmo para o estudante seguir com seu propósito de se tornar um grande escritor e transformar a sua e a realidade de sua família, na cidade de Amélia Rodrigues, que fica a aproximadamente 30 km de Feira de Santana.
“Eu espero poder ter uma transformação para a minha vida e a minha família, que possamos ter uma maior qualidade de vida. Também anseio adquirir mais conhecimentos, inspirar vidas e contribuir para que seus sonhos também possam ser realizados, porque eu acredito que esta jornada que vivenciei é uma jornada que é o princípio de muitas outras que surgirão e que também necessitarão desse tipo de apoio, assistência, e que eu acredito que sim, é possível realizar sonhos e sonhar.”
O futuro desde jovem que já experimentou a grandeza de sonhar seus próprios anseios jamais será uma caixa de Pandora. Aberto a novos objetivos que podem e devem surgir no caminho, ele disse que vai seguir firme com seus princípios de sinceridade, honestidade e, sobretudo, aproveitando as oportunidades que batem à sua porta, sempre agradecendo pelas pessoas generosas que cruzam o seu caminho.
“Eu também desejo para o meu futuro publicar as minhas poesias, para que o meu trabalho artístico, literário, também possa ser reconhecido, já que é fundamental a gente não só produzir algo, mas também ter coragem de lançar ao mundo. E é isso que eu desejo”.
Fonte: Acorda Cidade, 13/07/25. Fotos arquivo pessoal