Em 2025 a produção industrial baiana cresceu apenas 0,3%

Em dezembro de 2025, a produção industrial (transformação e extrativa mineral) da Bahia, ajustada sazonalmente, registrou queda de 10,1% em comparação ao mês imediatamente anterior, após crescer 0,9% no mês de novembro. 

Na comparação com igual mês do ano anterior, a indústria baiana declinou 9,2%. No acumulado do ano de 2025, registrou crescimento de 0,3%, em relação ao ano de 2024. As informações fazem parte da Pesquisa Industrial Mensal (PIM) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No acumulado de janeiro a dezembro, em comparação com igual período do ano anterior, a indústria baiana acumulou acréscimo de apenas 0,3%, com quatro das 11 atividades pesquisadas assinalando crescimento da produção. O segmento Derivados de petróleo (5,1%) registrou a maior contribuição positiva, graças ao aumento na produção de gasolina e óleos combustíveis. Outros segmentos que registraram crescimento foram: Máquinas, aparelhos e materiais elétricos (11,5%), Produtos de minerais não metálicos (5,5%) e Celulose, papel e produtos de papel (1,0%). Por sua vez, o segmento de Produtos químicos (-8,2%) exerceu a principal influência negativa no período, explicada especialmente pela menor fabricação de álcoois graxos e outros produtos químicos. Outros resultados negativos no indicador foram observados em Couro, artigos para viagem e calçados (-12,3%), Produtos alimentícios (-0,9%), Produtos de borracha e de material plástico (-1,7%), Bebidas (-3,9%), Metalurgia (-1,4%) e Indústrias extrativas (-0,5%).

No quarto trimestre de 2025, comparado com o mesmo período do ano anterior, a produção industrial baiana assinalou redução com taxa de -2,0%, após crescer 1,8% no terceiro trimestre. Entre o terceiro e quarto trimestres de 2025, os principais recuos ocorreram na produção de Refino de petróleo (de 6,9% para -1,6%), Produtos químicos (-4,1% para -13,5%) e em Máquinas, aparelhos e materiais elétricos (de 16,2% para -17,7%). Destacam-se os avanços em Produtos alimentícios (de 1,6% para 3,1%) e em Produtos de borracha e de material plástico (de -5,8% para 5,2%).

Fonte

Ascom/SEI





Postagens mais visitadas deste blog

Associação de Portadores de Fibromialgia destaca Fevereiro Roxo e Laranja na Câmara de Conceição do Jacuípe

Polícia investiga execução de homem dentro de casa em Coração de Maria

Suspeito é preso durante cumprimento de mandado em investigação sobre morte de vereador em Santo Amaro

Missa de um ano do Vereador Jodilson Cerqueira em Conceição do Jacuípe

Vereador Bruno Nery destaca Fibromialgia, comenta eleição da Câmara e obras em Conceição do Jacuípe

Um dos maiores assaltantes de Amélia Rodrigues tomba em confronto com a CIPE/LESTE

Vereador Oseas convida para audiência pública com a Coelba e demandas de Conceição do Jacuípe

Vereador Deny faz pedidos por melhorias e comenta ações da prefeitura de Conceição do Jacuípe