Banda marcial COBRAC de Santo Amaro comemora 50 anos
No último domingo, 14 de setembro de 2025, a Banda Marcial COBRAC de Santo Amaro, comemorou seu jubileu de ouro.
Fundada em 1975, a Banda teve sua origem numa escola mantida pela antiga fábrica de chumbo que funcionava na cidade, tendo como fundadoras as professoras Stella Multi, Nilza Mutti, Professora Cidia e Júlio Cesar, formaram uma pequena Banda para complementar o ensino da escola, mas com uma visão visionária do Maestro Julio Cesar, a Banda foi sucesso logo no seu primeiro desfile que seria no 7 de setembro de 1975, mas que devido a fortes chuvas ocorridas naquele ano o desfile foi transferido para o dia 14 do mesmo mês, sendo assim sua primeira aparição para o público.
Protagonista no cenário de bandas e fanfarras na Bahia, foi uma das fundadoras principal da organização do estado da Bahia a AFAB. Nesse 50 anos a Banda passou por varias reformulações musicais, passando a incorporar instrumentos profissionais que hoje a deixa na categoria de Banda Marcial Senior.
No ano de 2014, a Banda sofreu seu principal abalo, a morte precoce do seu eterno mestre e maestro Júlio Cesar, conhecido como Júlio da COBRAC.
Mas os componentes conduzidos por um componente que foi cria da casa, Leonardo Vinícius, deu segmento ao legado deixado, e o projeto continuou, culminando no ano de 2024 com mais um título Baiano para sua extensa galeria. Em um desfile magnífico pelas ruas da cidade no dia 14, que contou com a presença de Bandas co-irmas como as Bandas:
* Guarda Mirim de Santo Amaro
* Ellos de Ouro
* Fanesc
* Bamasa
* Bamcets
* Tradicional
* Cobrac - Veteranos
* Cobrac
O passado e o presente unidos nos 50 anos