Funcionários da Mondial enfrentam fila gigante para pedir isenção de contribuição sindical em Conceição do Jacuípe
Nesta sexta-feira, 11 de julho de 2025, uma fila enorme se formou na Avenida Getúlio Vargas, na região do Parque Ouro Verde, em Conceição do Jacuípe.
O motivo: funcionários da Mondial estavam entregando pessoalmente uma carta ao Sindicato dos Metalúrgicos solicitando a isenção do pagamento da contribuição sindical, no valor de R$ 150,00.
A sede do sindicato, localizada no prédio acima da agência dos Correios, ficou movimentada com trabalhadores enfrentando chuva e muito desconforto para garantir que o desconto não seja efetuado em seus salários.
A expectativa é de que o número de pessoas aumente ainda mais na segunda-feira (14), já que o prazo para solicitação está se esgotando.
Como funciona o processo para não pagar a contribuição sindical.
Sindicatos cobram o valor de forma automática, caso o trabalhador não manifeste formalmente sua oposição.
O processo padrão costuma ser:
O trabalhador precisa redigir uma carta de próprio punho, solicitando o não pagamento da contribuição sindical anual.
A carta deve conter:
Nome completo;
CPF;
Cargo e empresa em que trabalha;
Declaração expressa de que não autoriza o desconto da contribuição sindical;
Assinatura e data.
Essa carta deve ser entregue pessoalmente no sindicato ao qual o trabalhador está vinculado, dentro do prazo estabelecido (geralmente em até 10 dias úteis após o comunicado da cobrança).
A fila na Mondial também expõe o impacto que uma cobrança de R$ 150 pode ter na vida de centenas de trabalhadores da cidade e o descontentamento com o sindicato.