Deputados fazem queixa contra Jerônimo após governador sugerir mandar bolsonaristas 'para vala'

'Leva tudo pra vala', sugeriu o governador durante discurso na Bahia


Em vídeo publicado em seus perfis os Deputados Diego Castro e Leandro de Jesus criticaram o Governador da Bahia.

O Deputado Leandro de Jesus protocolou um pedido de impeachment do governador e Diego Castro disse que o denunciou ao Supremo Tribunal Federal (STF).

A queixa-crime é utilizada para os casos de ação penal privada e é apresentada pelo próprio ofendido ou representante legal, por meio de um advogado. O motivo da queixa contra o governador foi uma fala proferida durante um discurso na cidade de América Dourada, na última sexta-feira (2/5/25).

O Governador durante a entrega do novo colégio estadual Professora Nancy da Rocha Cardoso, Jerônimo Rodrigues atacou o ex-presidente e seus eleitores. "Tivemos um presidente que sorria daqueles que estavam na pandemia sentindo falta de ar. Ele vai pagar essa conta dele e quem votou nele podia pagar também a conta. Fazia no pacote. Bota uma 'enchedeira'. Sabe o que é uma 'enchedeira'? Uma retroescavadeira, bota e leva tudo pra vala", disparou.

Nesta segunda-feira, 5 de abril de 2025, Bolsonaro se manifestou no X, sobre a fala do governador. “Um discurso carregado de ódio, que em qualquer cenário civilizado deveria gerar repúdio imediato e ações institucionais firmes. Mas nada aconteceu. Não houve abertura de inquérito, nem busca e apreensão, tampouco convocação da Polícia Federal para apurar incitação à violência. Nenhuma nota de repúdio do STF, nenhuma indignação de ministros que se dizem interessados no assunto, nenhuma capa de jornal tratando o caso como “ameaça à democracia”, disse.

O ex-presidente também afirmou que, caso um bolsonarista tivesse usado palavras semelhantes às do governador, seria preso. “Agora imagine se um apoiador de Bolsonaro dissesse algo remotamente parecido, ou usasse a palavra “vala” em qualquer contexto. Seria manchete, prisão, processo por “discurso golpista” e “incitação ao ódio”. O padrão é claro: só há crime quando convém ao sistema, só há repressão quando o alvo é a oposição", completou.

Governador pediu desculpas

Em entrevista à imprensa na manhã desta segunda-feira (5), o governador de desculpou pela fala e disse que não desejaria a morte de qualquer pessoa. "Jamais falaria algo desse porte. Nós, inclusive, criticamos de forma veemente quando alguém deseja a morte de outra pessoa. Quem me conhece sabe que eu sou uma pessoa religiosa e de família, que nunca vai tratar um opositor com esse tratamento", falou Jerônimo Rodrigues.

Ele contextualizou que falava sobre as mortes durante a pandemia quando sugeriu que bolsonaristas fossem "para a vala". "Se os termos 'vala' e 'trator' foram pejorativos, eu peço desculpas. Essa não foi a intenção. Eu não tenho problema algum em registrar excessos na palavra movidos por indignação", completou o governador.

Com informações das redes dos deputados e do Correio

Postagens mais visitadas deste blog

Justiça Eleitoral arquiva processo contra Vereadores em Santo Amaro

Partido Mobiliza de Santo Amaro tem votos anulados pela Justiça

Operação deflagrada pelo MPBA em Amélia Rodrigues, Coração de Maria e Feira desarticula venda ilegal de armas

Ação da 97ª CIPM resulta em apreensão de drogas em Conceição do Jacuípe

Vereadores de Amélia Rodrigues participam de audiência na ALBA sobre processo da BR’s 324 e 116

Câmara de Coração de Maria homenageia Juíza Mariana com Título de Cidadã Comariense

Del Feliz recebe o titulo de cidadão na Câmara de Conceição do Jacuípe

Vereador Bruno Nery solicita suplementos para pacientes oncológicos em Conceição do Jacuípe