Presidente da OAB Feira e advogados de Conceição do Jacuípe se reúnem com juíza titular
No dia 20, a presidente Lorena Peixoto, representantes da advocacia local Iago Mandureira, Querino Neto e Alisson Damasceno, participaram a reunião com a titular da comarca de Conceição do Jacuípe, doutora Camila Macedo, para discutir a situação do cartório cível, bem como as necessidades da advocacia local e regional.
Durante a reunião, foram abordados aspectos cruciais que impactam diretamente a eficiência da prestação jurisdicional na comarca.
Primeiramente, a doutora Camila relatou que o acervo do cartório conta com aproximadamente seis mil processos, dos quais 65% estão conclusos há mais de 100 dias. Além disso, cerca de 100 desses processos envolvem réus presos, e 70% do acervo encontra-se no gabinete da magistrada, aguardando decisão.
Outro dado relevante apresentado foi o de que 250 processos estão pendentes de decisões urgentes. A situação do cartório é agravada pela falta de servidores e pela estrutura precária, o que dificulta a realização de um atendimento jurisdicional célere e eficiente.
Apesar desse cenário desafiador, a doutora Camila tem se empenhado em atender a advocacia da comarca e das cidades vizinhas, priorizando o atendimento por meio da central de agendamento. Ela disponibiliza uma agenda para atendimentos online às sextas-feiras, de modo a atender toda a advocacia da região.
Também destacou que realiza atendimentos presenciais na comarca.
Vale ressaltar que a juíza está temporariamente acumulando as funções na comarca de Amélia Rodrigues e também no fórum eleitoral, o que implica um acervo de cerca de 12 mil processos.
Mesmo frente esse cenário, informou que a expectativa é que as audiências possam ser agendadas pelo menos três vezes por semana.