MP recomenda transparência e impessoalidade em programas sociais da 192ª Zona Eleitoral – Conceição do Jacuípe / Amélia Rodrigues

O Ministério Público do Estado da Bahia, por meio do promotor de Justiça Victor Teixeira Santana, recomendou aos municípios de Amélia Rodrigues e Conceição do Jacuípe que forneçam informações detalhadas sobre os programas sociais mantidos em 2024. 

A medida, com prazo de 15 dias para resposta, busca garantir transparência e impessoalidade no processo eleitoral, e cobra dados como o nome do programa, data de criação, público-alvo, benefícios distribuídos e rubrica orçamentária dos anos de 2022 e 2023. 

Além disso, devem ser informados programas executados por entidades não governamentais com recursos públicos, incluindo possíveis vínculos políticos.

A recomendação também orienta que os municípios da 192ª Zona Eleitoral não distribuam bens, valores ou benefícios durante o ano de 2024, exceto em casos de calamidade, emergência ou continuidade de programas sociais previamente instituídos. 

Para tanto, os municípios devem estabelecer critérios objetivos para a concessão de benefícios nesses casos, enviando à Promotoria Eleitoral informações detalhadas sobre a situação de emergência, os bens distribuídos e os beneficiários. Programas sociais em continuidade desde 2023 devem ser verificados quanto à sua legalidade e execução orçamentária, evitando novas implementações ou alterações que possam ser interpretadas como manobras eleitoreiras, recomendou o MP.

Além disso, recomendou-se também a suspensão de repasses a entidades vinculadas a candidatos, para evitar o uso promocional de programas sociais. 

Considerando as proibições legais de distribuição de bens em ano eleitoral, o a recomendação do MP reforça a necessidade de manutenção apenas dos programas já executados em 2023, conforme a Lei do Orçamento Anual. 

As orientações pretendem assegurar o equilíbrio e a igualdade dos candidatos no processo eleitoral, garantindo que os programas sociais sejam administrados de forma transparente e sem favorecimentos políticos.

Fonte: MP-BA















Postagens mais visitadas deste blog

Tragédia comprovada e anunciada em Santo Amaro.

APFDC promove ação social Setembro Amarelo no Mercado de Arte Berimbau em Conceição do Jacuípe

Banda marcial COBRAC de Santo Amaro comemora 50 anos

Radialista Quirino marca presença na Marcha para Jesus em Amélia Rodrigues

JS Publicidade leva a Câmara de Conceição do Jacuípe ao vivo: tradição, modernidade e análise política

Polícia Civil prende homem acusado de furto e abate de gado em Santo Amaro

Del Feliz recebe o titulo de cidadão na Câmara de Conceição do Jacuípe

PMBA apreende drogas e conduz homem à delegacia em Santo Amaro